O que faz o Sebrae?

abrir mei

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), atua fortemente no empreendedorismo e no desenvolvimento de pequenas empresas.

O Sebrae educação empreendedora, capacitação de empreendedores e empresários, estruturando e articulando políticas públicas com o intuito de criar legalmente um ambiente mais favorável ao empreendedorismo, a fornecer acesso a novos mercados, assim como o acesso à tecnologia e inovação, também oferecendo acesso a serviços financeiros.

O que é o Sebrae?

Sebrae é uma sigla que significa Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas, se trata de uma instituição do setor privado que atua sem fins lucrativos.

O principal objetivo da instituição é o estímulo e o auxílio a micro e pequenos empreendedores, sendo assim um agente ativo na sociedade promovendo a capacitação e desenvolvimento no meio social.

A que setores o Sebrae atende?

O Sebrae atua em basicamente todos os setores, como:

Indústria: indústrias voltadas aos setores têxtil, cosméticos, madeira e móveis, alimentos e bebidas industrializados, construção civil, biotecnologia, tecnologia da informação, brinquedos calçados, eletroeletrônicos entre muitos outros.

Comércio e Serviços: nesse setor, o Sebrae atua na capacitação dos empresários, assim como atua na integração de pequenas empresas na competitividade de pequenos polos e redes de empreendimentos com interesses comuns. O órgão também aposta em tendências e inovações como o turismo e economia criativa.

Agronegócio: o Sebrae atua no agronegócio, focando estritamente em empreendedores rurais, objetivando a cooperação, produtividade, competitividade, na qualidade dos produtos e no acesso a mercados.

Quem pode recorrer aos serviços oferecidos pelo Sebrae?

Qualquer pessoa que tem o intuito de abrir o próprio negócio, pode recorrer ao Sebrae.

Lá, o empresário terá acesso à informação, auxiliando o empresário na percepção do mercado, no preparo de estratégias e na convivência com o que há de novo no ramo do empreendedorismo.

O empresário que recorrer ao Sebrae também poderá ter consultoria, podendo fazer uma avaliação completa do seu negócio, além de cursos que são oferecidos aos empreendedores, presencialmente e à distância.

Sebrae auxílio ao MEI

O Sebrae tem como objetivo estimular o empreendedorismo na sociedade brasileira, dessa forma, a instituição disponibiliza diversos cursos que visam a profissionalização do MEI (Microempreendedor Individual), disponibilizando diversos cursos voltados aos empreendedores ingressantes no mundo dos negócios que desejam abrir MEI.

Ainda pensando na profissionalização do Microempreendedor Individual, o Sebrae criou a conta MOBI, uma conta digital que funciona como um banco virtual cadastrado no CPF (Cadastro de Pessoa Física) de quem está iniciando o próprio negócio.

A conta digital possui diversas funcionalidades e uma das principais é a segurança, possibilitando ao microempreendedor fazer movimentações pela conta de forma segura e sem mensalidades.

Como entrar em contato com o Sebrae?

O empreendedor ou pessoa que estiver pensando em abrir o próprio negócio, pode entrar em contato com a instituição através do site ou redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram ou até mesmo através do Blog.

O Sebrae também possui um canal no YouTube que disponibiliza diversos vídeos sobre o assunto com especialistas.

Outra forma que você pode optar por contatar o Sebrae, e talvez seja a mais recomendada, é procurar uma instituição do Sebrae.

Rate this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *