Onde tirar documentos em Aracaju

No Brasil os documentos são extremamente importantes para uma pessoa “existir” oficialmente. São com eles que conseguimos exercer nossa cidadania.

Para efetuar compras necessitamos de um CPF e RG; ente outros documentos existentes em nosso país.

Podemos ter uma ideia do quanto um documento é importante ao observar que atualmente até os recém-nascidos assim que são registrados já recebem um número de CPF. Uma das novas exigências é a inclusão de bebês na declaração de imposto de renda e seus números de CPF.

Mesmo assim ainda há pessoas que não possuem nenhum tipo de documento. Muitas delas são pessoas simples do interior do país e que não tem noção do quão importante é um documento.

Outros precisam renovar o documento já existente, seja por ser antigo demais, ou por perda e roubo.

Há diversos locais onde a população pode tirar documentos. Neste artigo vamos citar os 3 documentos mais básicos e importantes e onde tirar os documentos em Aracaju.

Onde tirar certidão de nascimento em Aracaju

A certidão de nascimento é o primeiro documento que uma pessoa recebe quando nasce. É através dela que podemos provar que um filho nosso nasceu vivo e que agora é parte da sociedade.

Na certidão de nascimento recebemos um nome, podemos comprovar laços sanguíneos e parentescos. Já vindo no mesmo o número de CPF da criança.

Para emitir a certidão de nascimento é muito fácil. Basta o pai, mãe ou familiar acompanhante retirar na maternidade onde o parto foi realizado a declaração de nascido vivo da criança.

Em alguns hospitais de Aracaju há meios de registrar a criança recém-nascida. Em outros casos é aconselhável procurar o cartório de registro civil mais próximo. Também há casos em que a internet pode ser utilizada para registrar a criança.

Geralmente na própria maternidade eles indicam os cartórios mais próximos quando não há possibilidade de registrar a criança na própria maternidade.

São necessários pouquíssimos documentos. Pede-se a declaração de nascido vivo, certidão de casamento quando os pais são casados, RG e CPF dos pais e comprovante de residência.

Onde tirar RG em Aracaju

Para fazer identidade Aracaju é necessário procurar o instituto de identificação Carlos Menezes. É o órgão oficial de Sergipe para emissão deste tipo de documento.

Por lei o primeiro documento emitido é gratuito. A segunda via em diante é cobrada uma taxa de R$ 9,00 reais.

Para a primeira via do RG é necessário:

  • Certidão de nascimento ou casamento com cópia;
  • Duas fotos 3×4 recentes;
  • Comprovante de residência;
  • CPF (Se houver).

Para a segunda via é necessário:

  • RG original, ou boletim de ocorrência no caso de perda ou roubo;
  • Certidão de nascimento ou casamento com cópia;
  • Duas fotos 3×4 recentes;
  • Comprovante de residência;
  • CPF (Se houver).

O endereço do Instituto de identificação Carlos Menezes é na rua Porto da Folha, 345 – bairro Getúlio Vargas, Aracaju/SE e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Onde tirar CPF em Aracaju

Para emitir o CPF de menores de 16 anos que não tenham título de eleitor é necessário procurar alguma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica ou Correios; lembrando que é preciso levar a certidão de nascimento e ir acompanhado dos pais.

Para maiores de 16 e menores de 18 anos, a pessoa deve elevar os seguintes documentos:

  • Se possuir RG, o serviço poderá ser feito sozinho;
  • Se não tiver RG, deverá levar a certidão de nascimento e ir acompanhado dos pais;
  • De 18 anos em diante a pessoa deverá levar RG e Título de eleitor.

O serviço também poderá ser realizado via internet para pessoas com idades entre 16 e 25 anos.

Também poderá ser realizado nos seguintes endereços:

Ceac Riomar na rua Delmiro Gouveia, no Riomar Shopping, em Aracaju/SE e funciona de segunda a sexta-feira, das 07h15 às 17h45.

Ceac Rodoviária na avenida Tancredo Neves, no bairro Capucho, em Aracaju/SE e funciona de segunda a sexta-feira, das 07h15 às 12h45.

Nestes endereços a taxa de atendimento é de R$ 7,00 reais.

5 (100%) 1 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *